Impressora Digital.
Atualmente a impressão digital está sendo utilizada em muitos setores na área gráfica, do editorial às embalagens, passando pelo promocional e pela papelaria. Agora é a vez de se utilizar esse sistema para imprimir obras denominadas de “fine art”. A impressão fine art consiste em gerar fotografias, pinturas, ilustrações ou artes digitais em substratos diversos com elevada qualidade e propriedades museológicas de permanência.
Tecnicamente, esse tipo de impressão precisa de recursos específicos como impressora de alta definição, substrato adequado, tinta de excelente qualidade e monitor e sistema de impressão calibrados constantemente. Todos esses itens devem ser mensurados de maneira técnica para que o resultado final seja adequado.
Na escolha da impressora o ideal é adquirir uma com tecnologia ink jet (jato de tinta) e que tenha no mínimo 6 cores. Para uma melhor fidelização de cor, a melhor opção é de 12 cores..
Deve também ter um formato de boca que permita médios formatos (entre 50cm a 2 m) e que podem ser alimentadas com folha e rolo. Quanto ao substrato temos como opções vários tipos de papel, incluindo o fotográfico, de fibra de algodão, canvas, resinado, de aquarela, texturizado, todos com várias alvuras, gramaturas e espessuras, além dos tecidos.